representação de uma máquina fazendo alusão à negócios de impacto social
Impacto Social,  Opinião

A máquina que está mudando o mundo

Certamente você já se surpreendeu com a inventividade das pessoas. Todos os dias são desenvolvidas máquinas e ferramentas que resolvem problemas de todos os tipos. Algumas destas soluções geram até certo estranhamento e produzem uma sensação de: “isto existe mesmo?!”

Se te contar que existe uma máquina que acaba com a pobreza, permite maior oportunidade de escolha e que funciona de forma sustentável financeiramente você acreditaria em mim?!

Se não está seguro, continue esta leitura e perceberá que esta máquina é tão incrível que chega ao ponto de permitir ganhar dinheiro e ainda mudar o mundo.

Chamar esta criação tão nobre de uma máquina não é o ideal. Esta geringonça é azeitada com muito amor e propósito. Por este motivo vamos chamar esta invenção de a máquina do bem.

Ela é assim porque seu operador é uma pessoa ética e comprometida com o lugar onde vive. Ele possui a intenção genuína de produzir acesso, liberdade de escolha e felicidade a todos que utilizam seus produtos. Todos os dias, seu trabalho é cuidar bem da máquina para que opere em sintonia com as necessidades reais da sua comunidade e principalmente para que ela nunca desligue.

Já que chegamos neste ponto, preciso contar para vocês que o segredo para esta máquina continuar operando sem parar são as suas engrenagens. Estas engrenagens se movem segundo a lógica de mecanismos de mercado, onde são oferecidos produtos que resolvem problemas dos seus compradores por um preço que consegue gerar lucro e manter tudo em constante funcionamento.

Depois desta pista talvez você já saiba do que se trata, mas antes, é importante conhecer mais uma característica importante desta invenção.

Assim como em todas as máquinas que existem, esta também consegue medir tudo o que produz. Pense em uma máquina de sorvete, que não por acaso também cria felicidade, ela produz uma quantidade mensurável em quilos ou litros de sorvete. Natural né?! Portanto a nossa máquina do bem consegue também identificar tudo o que foi produzido de forma numérica.

Música de suspense… lá vem ela, que:

  • É operada por uma pessoa com a intenção genuína de salvar o mundo;
  • Utiliza mecanismos de mercado para ser financeiramente sustentável;
  • Sua principal função é aumentar a liberdade e a felicidade de seus clientes.

Este é o NIS! A máquina que está mudando do mundo.

NIS?! Sim, esta é a forma carinhosa de chamar esta máquina chamada NEGÓCIO DE IMPACTO SOCIAL 🙂

 

Os primeiros relatos da utilização desta máquina são de Bangladesh, onde o Professor Yunus operou uma grande mudança social abrindo um banco de microcrédito, chamado de Grameen Bank, o banco dos pobres. Ele já atendeu mais 8,5 milhões de pessoas em situação de miséria e fortaleceu o papel da mulher na sociedade, pois cerca de 97% dos seus tomadores de empréstimos são mulheres.

O conceito dos Negócios de Impacto Social foi exportado e é aplicado em diversas realidades, inclusive na brasileira. No entanto, está máquina não vem com manual de instruções e uma definição clara de suas funcionalidades, ou seja, não existe uma definição do que é um negócio de impacto social, porém sabemos que em linhas gerais apresentam as características que listamos acima e se resumiria em: Negócios de Impacto Social nascem com o propósito de solucionar ou minimizar um problema social ou ambiental, de maneira independente. Ficou confuso? Confira este outro post sobre negócios de impacto.

A máquina que acaba com a pobreza e permite maior oportunidade de escolha realmente existe, basta nos atentarmos a ela e buscar as oportunidades de negócio sem esquecer o impacto socioambiental.

Se você, assim como vários outros empreendedores sociais, tem o desejo de mudar o mundo e ainda ganhar dinheiro, sua oportunidade de ficar com os dois é esta. Crie sua própria máquina do bem e conte com a Semente para te acompanhar neste caminho de empreendedor de alto impacto.

maneira.jpg

 

Eduardo Maneira é consultor de programas para Negócios de Impacto Social da Semente.

 

 

Quer saber mais sobre os nossos programas? Entre em contato com um dos nossos consultores.

A Semente atua no desenvolvimento de negócios inovadores desde 2011, adquirindo grande experiência em desenvolver comunidades e ecossistemas empreendedores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *