Turma do Economia Criativa da Semente
Cases,  Economia Criativa,  Empreendedorismo na prática,  Programa de aceleração

CASE: Economia Criativa

O programa do Sebrae RS em parceria com a Semente é direcionado aos empreendedores do setor criativo. Ao longo de 5 meses, o programa trabalha a modelagem e o desenvolvimento do negócio através de workshops e consultorias individuais.

Pelo programa já passaram quase 300 empreendedores em cidades como Porto Alegre, Gramado, Caxias do Sul, Santa Maria e Garibaldi. Desde o início, em 2015, 95% dos negócios apresentaram aumento no faturamento do início do programa ao final, sendo que 70% destes, entraram sem faturamento algum.  

O PROJETO

Participam do Economia Criativa negócios transversais, ou seja, aqueles que abrangem diferentes áreas de conhecimento e que tenham na propriedade intelectual a base de valor do seu produto/serviço. Algumas dessas áreas atendidas são:

– Arquitetura
– Moda
– Design
– PP
– Comunicação
– Música
– Teatro

O programa é dividido em dois momentos. O primeiro com o foco na modelagem dos negócios, a partir da metodologia criada pela Semente, o Caminho Empreendedor, através da experiência com mais de 8 mil negócios inovadores. O segundo,  atenta para o desenvolvimentismo das estruturas comerciais e de venda, trabalhando a inovação no negócio criativo. São cinco meses de capacitação, mentoria e consultoria especializada, ajudando os empreendedores da análise do mercado e adaptação do produto ou serviço à expansão e aumento das vendas.

Selfie dos participantes da Economia Criativa da Semente
Veja o que o empreendedor Matheus de Moraes Gugelmim, da Vox  Haus – Produtora de áudio falou sobre o programa:

“Trabalhar com a Semente é ótimo, os três sócios da Vox que fundaram a empresa são músicos apaixonados por publicidade, mas com pouco conhecimento em gestão. A Semente entrou como um parceiro essencial na procura por uma gestão mais eficiente mas sem esquecer o lado da criatividade. Definimos o nosso modelo de negócio e investimos nele, e o retorno é visível. Hoje somos uma empresa muito melhor por compreender melhor o funcionamento do mercado, e o nosso próprio.”

A Vox Haus participou da turma do Economia Criativa de Santa Maria e aumentou em mais de 400 vezes o faturamento da empresa no ano de participação, em relação ao anterior.

Quer saber mais sobre os nossos programas? Entre em contato com um dos nossos consultores.

 

A Semente atua no desenvolvimento de negócios inovadores desde 2011, adquirindo grande experiência em desenvolver comunidades e ecossistemas empreendedores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *