Cases,  Ecossistema

CASE: Pense Grande – Fundação Telefônica

O projeto Pense Grande, iniciado em 2014, como Plataforma de Desenvolvimento de Empreendedores (PDE), realiza a formação em empreendedorismo e tecnologia, de jovens entre 15 e 29 anos, moradores de regiões periféricas.
No início, havia o desafio de criar uma metodologia de educação empreendedora que realmente desse resultado, gerando negócios digitais e inovadores, e que tivesse a linguagem e a abordagem certa para o público-alvo do programa.

PROJETO

Em 2015, a Semente foi responsável pelo desenvolvimento e padronização da metodologia de educação empreendedora dos jovens, que compreende as fases de descoberta e de criação dos empreendimentos. No ano seguinte, também iniciou o apoio às organizações locais para aplicação da metodologia, nos três territórios escolhidos: Periferia de São Paulo (SP), Santarém (PA) e Vale do Jequitinhonha (MG).

Cada região possui sua meta própria e a execução do programa é realizada durante um ano, divida em duas fases de seis meses, cada uma. A primeira consiste em sensibilização dos jovens, conexão com a comunidade e inserção no meio digital. Na segunda fase, os jovens que apresentaram maior engajamento no primeiro semestre são divididos em grupo para criação de startups,  assessoradas e mentoradas por educadores locais certificados pela Semente.

No ano de 2017, além do apoio na execução, a Semente passou a atuar na avaliação do programa, através de uma matriz a da plataforma online desenvolvida para armazenar, reunir e quantificar os resultados de cada fase.

pense grande tefonica semente

RESULTADOS DO PENSE GRANDE

Em 2015, foram capacitados mais de 1.500 jovens e criados 120 negócios em estágio inicial durante o programa. Além disso, todos os territórios utilizaram a mesma metodologia de formação e foram gerados guias e manuais que consolidam o conhecimento acumulado e os resultados esperados do programa.

Em 2016, a Semente continuou o apoio às organizações locais e o desenvolvimento continuado da metodologia de educação empreendedora. Foram capacitados mais de 3.000 jovens e criados 260 negócios durante o programa.

Diversas iniciativas apoiadas pelo programa seguem em desenvolvimento no projeto de incubação da Fundação Telefônica.

 

 

A Semente atua no desenvolvimento de negócios inovadores desde 2011, adquirindo grande experiência em desenvolver comunidades e ecossistemas empreendedores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *