Ecossistema,  Empreendedorismo na prática,  Inovação

O que é necessário para orientar empreendedores de negócios inovadores?

Desde o final de 2010 a Semente (e eu) trabalhamos apoiando empreendedores em negócios inovadores. Nascemos com um viés de inovação e sustentabilidade (Semente Negócios Sustentáveis é o nosso nome completo). Mudamos, evoluímos, nos adaptamos. Nesses quase 8 anos, focamos em aprender: agora é hora de crescer.

Sempre pensei: “Somos uma empresa de capital intelectual: somos quem somos, know how. Prestamos serviços, trabalhamos no formato hora presencial.”

Grande parte do valor que entregamos se deu historicamente via apoio direto, presença. Para crescer é preciso abrir mão de algo, sabemos. Não vamos abrir mão de quem somos, criando uma empresa com milhares de funcionários e uma cultura dispersa. O jeito é entregar o que temos de melhor: vamos ensinar nosso core, certificando outras pessoas a orientarem empreendedores, liderando e distribuindo a capacidade de inovação.

Por que vamos fazer isso? Acreditamos que o que temos de melhor fará bem ao mundo. Cansamos de estocar conhecimento, é hora de abrir a represa.

E como vamos fazer isso? Capacitando outras pessoas, assim como nos capacitamos internamente: na prática. Dentro de casa (e com clientes) aprendemos e erramos muito. Hoje temos maturidade para propor um processo de aprendizado, uma estrutura que guiará o aprender fazendo. Claro, com autonomia e resolvendo problemas reais.


O que vamos ensinar?

Aprendemos que consultoria é um processo desafiador, consciente e ritmado.

  • Desafiador pois subimos a barra, trazemos à superfície o melhor das equipes com quem trabalhamos.
  • Consciente pois trabalhamos não só em cima de planos de ação, mas em entender o funcionamento do mercado, os interesses das pessoas, as consequências mais amplas de se empreender.
  • Com ritmo, já que trabalhamos em ciclos, com reuniões que seguem um fluxo de trabalho pré-estabelecido: assim nunca paramos de aprender.

Vale reforçar que a Semente é especialista em inovação e isto implica em trabalhar com ambientes de alta incerteza, derrubando e construindo conceitos o tempo inteiro. Para complementar, gosto muito da fala do André Cantarelli:

“A Semente busca a verdade nos negócios”.

Assim como há alguns anos criamos o Caminho Empreendedor, nossa metodologia para desenvolvimento de negócios inovadores, agora colocamos no mundo (depois de muitos testes, erros e aprendizados) nossa metodologia para desenvolvimento de líderes da inovação.

Liderar a inovação junto a empreendedores inovadores significa atuar em cinco dimensões:

representação do DNA da Semente com os princípios para ser um consultor de inovação


PRINCÍPIOS:

(eu)
Tudo começa em quem você é e no que acredita. Seu
mindset (modelo mental), seus padrões de comportamento, seu estilo de liderança. É seu tom, seu sotaque. Aqui, o objetivo é que você aprenda a liderar o processo com base em valores que priorizem a autonomia, a busca por conhecimento de vanguarda, a investigação analítica e o drive de que só é possível inovar quando resolvemos na prática um problema real.


RELAÇÃO:

(eu & outro)
A inovação só acontece quando vamos para a prática, na interação. O objetivo aqui é estabelecer uma relação guiada pelo desafio, consciência e ritmo. É necessário criar uma relação de confiança mútua, com legitimidade de ambos os lados. Líder é quem torna explícito o norte, ajuda os outros a entregarem seu melhor, atuarem em flow, percebendo seu processo e se auto avaliando constantemente.


TÉCNICA:

(eu & outro em um processo)
Para atingir esses objetivos de forma estruturada é necessário um processo. Aqui aprendemos a liderar de acordo com o Caminho Empreendedor, tendo discernimento sobre quais são as ferramentas adequadas em cada momento. As análises devem ser baseadas em fatos e dados, e você deve ser curador do seu próprio conhecimento.


VIVÊNCIA:

(eu & outro em um processo compartilhado)
Só se aprende a surfar subindo na prancha e dropando uma onda. Nosso objetivo é orientar com base em experiência prática dos conceitos, em situações que você viveu (e viverá). Claro, vamos estudar cases e boas práticas, e vamos principalmente praticar. Vivemos em beta, e temos cada dia um teste novo no repertório.


REDE:

(eu & outro em um processo compartilhado e conectado)
Existem milhões de empreendedores inovadores no Brasil e no mundo, assim como existem milhões de oportunidades pipocando por aí. Saber conectar empreendedores com os contatos certos é nosso objetivo. Queremos deixá-los na cara do gol, e para isso é necessário saber mapear (e entrar em) redes, manter relações ativas e fazer conexões que gerem oportunidades reais.

Demos um vislumbre em cada uma das dimensões, para dar aquele gostinho de quero mais. Parece simples, não é? Simples e complexo.

E como medimos sua evolução nessas dimensões? Para isso existem indicadores, que medem o desempenho individual de cada participante do processo de Certificação. Oferecemos também uma “prateleira” de conteúdos e ferramentas, maneiras práticas de desenvolver cada um desses aspectos.

 

Quem pode participar?
Se você lidera a inovação de alguma forma, estamos aqui para te ajudar. A Certificação é aberta, e buscamos pluralidade em nossos participantes. Inscreva-se aqui: bit.ly/lideresdainovação


Onde irá acontecer?
Em 2018 acontecerão 3 turmas abertas, nas 3 capitais em que estamos sediados: Florianópolis, Porto Alegre e São Paulo. As capacitações serão nos pólos do empreendedorismo inovador e de impacto em cada cidade.


Quando isso vai acontecer?
Para experimentar e ver se é para você, desenhamos uma “Sessão Degustação”, que acontecerá nas 3 cidades.
As turmas de Certificação iniciam no final de junho e encerram no início de dezembro (duração de 6 meses).


Qual o formato?
Trabalharemos em 5 módulos imersivos presenciais (12h cada), além de webinars, sessões de debate de casos, e claro, consultorias individuais. O formato completo você confere aqui.

 

Quem são os instrutores da Certificação?
Gestores da equipe Semente, que possuem bagagem extensa em empreendedorismo inovador, com diferentes ênfases. Você pode conferir nossas mini-bios aqui. Teremos também convidados especiais em cada módulo para abordar assuntos específicos, todos com ampla experiência nas suas áreas de atuação.

 

Resumindo:

A Certificação para Líderes da Inovação é um programa que estrutura 7 anos de experiência técnica, observação e atendimento direto a mais de 8 mil empreendedores que trilharam o Caminho Empreendedor.

A metodologia une elementos chave para apoiar heads de inovação, gerentes/gestores de instituições que abrigam negócios inovadores, assim como mentores e consultores autônomos a atuarem ativamente no ecossistema de inovação e impacto.

Sessões degustação acontecerão em Florianópolis, Porto Alegre e São Paulo. Te aguardamos!

sessão degustação para a certificação de líderes da inovação

 

juliano sobre investimento de risco

 

Juliano Trevizan é sócio e consultor da Semente.

 

A Semente atua no desenvolvimento de negócios inovadores desde 2011, adquirindo grande experiência em desenvolver comunidades e ecossistemas empreendedores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *