mesa disposta pronta para o trabalho - alusão ao início de modelo de negócio
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Modelo de negócio: o que é e como montar o seu

Se você está tentando inovar, provavelmente já se pegou com dificuldades em encontrar dados para desenhar um plano de negócios, ou então, encheu um Canvas de post-its e guardou na gaveta, certo?

Neste artigo falaremos sobre quando a modelagem de negócios é indicada e quais são os próximos passos após a montagem do seu Canvas. Iremos abordar um pouco sobre o que é um modelo de negócio, as diferenças entre negócios tradicionais e inovadores e como testar e validar hipóteses durante o processo de modelagem.

O que é um modelo de negócio?

Segundo Alexander Osterwalder no livro Business Model Generation, um modelo de negócio descreve como uma organização cria, entrega e captura valor. OK! Mas o que isso quer dizer?

Criação de valor
Benefícios que serão entregues pelo produto ou serviço que você está se propondo a entregar.

Entrega de valor
Meios pelos quais você irá distribuir esse valor para seus clientes.

Captura de valor
Formas pelas quais você imagina monetizar a sua solução e gerar dinheiro através da entrega do valor criado.

 

E quando devo optar por utilizar a modelagem de negócios?

Isso vai depender muito do tipo de negócio que estiver se propondo a iniciar e quais os principais desafios que esse negócio enfrentará. Podemos aqui fazer uma simples divisão entre negócios tradicionais e negócios inovadores.

Negócios tradicionais são aqueles que já existem no mercado e não enfrentam muitas dúvidas sobre quem é o público, como capturá-lo e qual o preço médio de determinado produto ou serviço. A maior parte dos dados está à disposição!

Enquanto isso, negócios inovadores trabalham com uma incerteza muito grande, onde os dados são muito praticamente inexistentes e fazem com que, em um momento inicial, tudo o que se imagina sobre esse futuro negócio seja algo hipotético.

O público é uma hipótese, a proposta de valor é uma hipótese, a forma de capturar valor é uma hipótese, o valor a ser cobrado é uma hipótese e a demanda em si também é uma hipótese.

Por isso, é extremamente importante que o empreendedor crie uma mentalidade de teste e validação de hipótese para desenvolver seu negócio inovador.

Para criar um bom experimento de testes é preciso definir claramente alguns pontos: hipótese a ser testada, teste, métrica e meta.

Hipótese – Uma hipótese é sempre uma afirmação, é algo que você supõe ser verdadeiro, mas que precisa ser verificado. Você pode gerar hipóteses sobre o comportamento do seu público, sobre o problema que ele possui, sobre como uma mudança no produto vai influenciar na retenção ou até se esse é de fato o seu público.

Teste – Forma como você pretende verificar se a hipótese é verdadeira ou não.

Métrica – Unidade de medida para verificar se o teste foi bem sucedido e a hipótese foi validada.

Meta – Valor que você espera atingir na métrica para validar a sua hipótese.

Com dados praticamente inexistes, determinar uma meta também é muito difícil. Por este motivo, ela é por si mesma uma hipótese.

É importante, portanto, melhorar essa meta ao longo do teste, não apenas assumindo a validação da hipótese como sendo verdadeira.


Exemplo do produto “Certificação Para Líderes da Inovação” da Semente Negócios

Hipótese: Consultores autônomos sentem a necessidade de se capacitar em inovação.

Teste: Criação e disponibilização gratuita do “Guia Para Líderes da Inovação”, via uma landing page, em troca de dados cadastrais.

Métrica: número de pessoas que disponibilizaram seus dados dentro do público de consultores autônomos.

Meta: 150 em duas semanas.

Resultado: 208 – Hipótese Validada!

Agora que você já sabe o que é um modelo de negócio e como testar as principais hipóteses é hora de ir pra rua e buscar validá-las através da interação com seu público.

Quer saber mais? Veja o que aprendemos com mais de dois mil negócios.

 

Foto de Cristian Schuler da Semente Negócios

 

 

Cristian Schüler é consultor da Semente Negócios.

 

 

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