Ecossistema,  Inovação,  Opinião

Os desafios de líderes inovadores

Tive o prazer de participar de um webinário sobre os desafios de líderes inovadores, numa conversa riquíssima com Bruno Loreto e Tatiana Takimoto, moderada pelo Juliano Trevizan. Vale a pena conferir!

 


A primeira pergunta já gerou um papo bem interessante.

“Por que você trabalha com inovação?”

No meu caso, trabalhar com empreendedorismo e inovação se encaixa perfeitamente nos 4 critérios que há algum tempo utilizo para avaliar minhas escolhas profissionais.

 

Contribuição para o mundo

Busco trabalhar em organizações, projetos e/ou iniciativas que contribuam para um mundo melhor, mais próspero e abundante. É difícil mensurar quando e o quanto isto acontece, mas posso afirmar com um bom grau de certeza que o empreendedorismo inovador é uma ferramenta de desenvolvimento muito importante, contribuindo o aumento da complexidade econômica e prosperidade de territórios (explico mais sobre como a Semente contribui aqui).

 

Relevância da minha atuação

Preciso perceber que minha presença e atuação são relevantes para a organização, projeto e/ou iniciativa na qual estou trabalhando. No caso específico da Semente, sou um de seus fundadores e atual diretor-executivo, sempre buscando desenvolver cada uma das pessoas que trabalham comigo e sempre contribuindo para o desenvolvimento de cada um dos nossos clientes. No sentido mais amplo da inovação, sei que trago um olhar prático, de tradução de conceitos para trabalho mão na massa, além de seguir formando multiplicadores capazes de inovar em diferentes contextos.

 

Aprendizado e evolução individual

Tanto quanto preciso perceber que sou relevante, preciso sentir que sigo aprendendo, me tornando um profissional mais completo e uma pessoa melhor. Trabalhar com inovação é lidar com desafios diferentes todos os dias, é buscar soluções para problemas novos, é lidar com nossas próprias limitações e seguir expandindo nossos limites. Recomendo! ;o)

 

Estilo de vida

Finalmente, sempre busco avaliar se o meu trabalho me permite ter o estilo de vida que desejo para mim, tanto em termos financeiros quanto em termos de como meu tempo precisa ser utilizado, meu ambiente de trabalho, as pessoas com quem tenho que conviver e assim por diante. Trabalhar com inovação tem me permitido ter uma boa remuneração, e, mesmo trabalhando muito, possa alocar tempo para minha família, morar em Florianópolis, um dos pólos mundiais de inovação, e conviver com pessoas talentosas e inspiradoras, tanto meus colegas na Semente quanto meus clientes e outros atores do ecossistema.

Alguma dúvida de que a escolha tem sido acertada? Por enquanto sigo muito satisfeito por trabalhar na Semente, distribuindo capacidade de inovação e vendo mais empreendedores inovadores transformarem o mundo à sua volta.

E você, se interessa por inovação? Por quê?

foto de marcio jappe, líder da inovação

 

Marcio Jappe é especialista em inovação e CEO da Semente Negócios.

 

 

 

Se junte a gente neste movimento! Conheça a Certificação de Líderes Inovadores.

 

A Semente atua no desenvolvimento de negócios inovadores desde 2011, adquirindo grande experiência em desenvolver comunidades e ecossistemas empreendedores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *